Top 10: Bordões

bordão
[Do lat. vulg. burdone, 'mula'.]
S. m. Palavra ou frase que se repete a cada passo na conversa ou na escrita.

(Bem) depois de lhes trazer a lista dos 10 melhores personagens, chega a hora dos 10 melhores bordões da ficção (pós-)moderna, escolhidos de forma absolutamente pessoal e arbitrária pelo nosso comitê (de uma só pessoa).

10. “Para o alto e avante!”
Superman
superman.jpg
Na verdade, tenho minhas dúvidas quanto ao fato de o Superman já ter dito esta frase alguma vez nos quadrinhos, na TV ou no cinema. De qualquer maneira, a frase popularizou-se na radiodramaturgia, sendo usada sempre antes dos momentos em que o Homem de Aço iria voar nas audioficções. Uma expressão como essa, a mais famosa associada ao (talvez) personagem mais famoso de todos, não poderia deixar de estar nesta lista.

9. “Pela união dos seus poderes, eu sou o Capitão Planeta! (Vai, Planeta!)”
Capitão Planeta e os Planeteiros
captain-planet.jpg
“Vamos unir nossos poderes! Terra! Fogo! Vento! Água! Coração!”. Quem nunca gritou essas palavras junto com os amigos e encenou o surgimento do Capitão Planeta no meio de uma aula chata em pleno 3º ano do Ensino Médio? Peraí… Vocês não?!

8. “Super-Gêmeos, ativar!”
Zan e Jayna, os Super-Gêmeos da série animada Super-Amigos
super-twins.jpg
Dois dos heróis mais esdrúxulos de todos os tempos. O grito deles na hora de usarem seus poderes era tão… Peculiar. Difícil não lembrá-lo. Mas a melhor parte ainda vinha depois, com falas parecidas com: “Forma de um urubu! Forma de um balde de gelo!”. Sério! Que poder útil! Um balde de gelo! Sensacional!

7. “Cowabanga!”
Tartarugas Ninja
tmnt.jpg
Tá… Admito que talvaz a grafia correta não seja exatamente essa. Mas isso não vem ao caso. O que importa é que o grito de comemoração das Tartarugas Ninja (seja lá como se soletre) é presença indispensável nesta lista. Nascida em um programa infantil apresentado por um (pseudo-)índio, usada pelos surfistas para expressar o prazer sentido no momento em que estavam em uma onda, a palavra foi, mais tarde, imortalizada pelas Tartarugas. Quem não se lembra do jogo para fliperama, SNES e Mega Drive, no qual, ao final de cada batalha com um dos chefões, as Tartarugas Ninja comemoravam gritando: “COWABANGA!”?

6. “Hi-Yo, Silver!”
Cavaleiro Solitário
lone-ranger.jpg
Acho que todo mundo que já andou a cavalo já teve vontade de gritar um “Hi-Yo, Silver!”. Mas poucos são os que sabem de onde vem a expressão. O personagem que repetia esse bordão, o dono do cavalo Silver, é o Cavaleiro Solitário, herói de faroeste norte-americano que foi conhecido
no Brasil, por muito tempo, como Zorro, devido à máscara preta que lembrava a do Zorro original.

5. “Tá na hora do pau!”
Coisa, integrante do Quarteto Fantástico
thing.jpg
Na revista Fantastic Four #22, de janeiro de 1964, Stan Lee criava um grito de guerra para o Coisa. A expressão tornou-se, desde então, marca registrada do membro mais carismático do Quarteto Fantástico. Bem auto-explicativo, o grito do Coisa normalmente significa que vilões irão apanhar.

4. “Espada Justiceira, dê-me a visão além do alcance!”
Lion-O, líder dos Thundercats
espada-justiceira.jpg
Qualquer um que já tenha assistido a um episódio de Thundercats jamais esquecerá o poderoso grito de Lion, invocando o poder de sua Espada Justiceira. Saudade de brincar com a minha Espada Justiceira de plástico. Saudade dos Thundercats.

3. “Olaaaá, enfermeira!”
Yako e Wako, os irmãos Warner da série animada Animaniacs
nurse.jpg
Ninguém resiste a uma enfermeira. Muito menos os irmãos Warner. Se bem que eles não usavam a expressão só para a enfermeira. Como muitas coisas no desenho, às vezes o uso do bordão não fazia muito sentido. E era isso que o tornava absurdamente legal.

2. “Que a Força esteja com você.”
Os Jedi de Star Wars
yoda.jpg
Uma das frases mais famosas da história do cinema e, quiçá, da humanidade. Usada pelos Jedi, basicamente, para se despedirem uns dos outros, tornou-se marca registrada da franquia Star Wars. O original, “May the Force be with you”, faz alusão à expressão católica “May the Lord be with you”. Em Star Wars, a frase aparece, de fato, com um ar solene, quase religioso. É, sem dúvidas, um dos bordões mais legais de se usar no dia-a-dia (inclusive, como fechamento de uma reportagem de rádio).

1. “Avante, Vingadores!”
Capitão América, eterno líder dos Vingadores
avengers.jpg
O Capitão não foi o único a gritar essa palavras, mas foi ele quem as imortalizou nos quadrinhos. Os Vingadores definitivamente não são os mesmos sem sua liderança. Chega a ser triste pensar que ficaremos um bom tempo sem gritos de “Avante, Vingadores!” na voz (ou nos balões saídos da boca) do Capitão América. Pelo menos, sabemos que um dia as coisas voltam a ser como eram. Afinal, nos quadrinhos, quem é morto sempre aparece.

Menções honrosas:

“Digo-te não!”
– Thor, o deus nórdico do trovão

“Imperius rex!”
– Namor, o príncipe sub-marino

“Hulk esmaga!”
– O Incrível Hulk

“Eu tenho a força!”
– He-Man

“É hora de morfar!”
– Power Rangers

“Scooby-doo-by-dooooo!”
– Scooby-Doo

“Em chamas!”
– Tocha Humana, integrante do Quarteto Fantástico

“Sigam-me os bons!”
– Chapolin Colorado

“Shazam!”
– Capitão Marvel

“Espada Olímpica! Corte transversal!”
– Jiraya

“Por Tutatis!”
– Astérix

“O que é que há, velhinho?”
– Pernalonga

Postado por Kauê

21 respostas para Top 10: Bordões

  1. natusch disse:

    Não era “Olho de Thundera, dê-me a visão além do alcance”?…

  2. Kauê disse:

    Hum… Não.
    O original em inglês é, inclusive: “Sword of Omens, give me sight beyond sight”.
    Infelizmente, não consegui achar vídeo no YouTube do Lion falando isso nem em português nem em inglês.
    Mas encontrei em espanhol… o.O

    E tu acaba de provar que eu tava errado quando escrevi “qualquer um que já tenha assistido a um episódio de Thundercats jamais esquecerá o poderoso grito de Lion, invocando o poder de sua Espada Justiceira”.
    Droga.

  3. Natusch disse:

    Hmmmmm…
    Encontrei referências a ambas as frases em uma rápida busca no Orkut – tanto com “espada justiceira” quanto com “olho de thundera”. Sinal de que, se estou errado, pelo menos não errei sozinho…
    Vou deixar em suspenso, por enquanto. Mas ainda não estou convencido! =P

  4. Letíssia C. disse:

    Saudações!
    Achei bacana esse post..me faz lembrar da infância, das aulas chatas do colégio…e q das minhas crises de nostalgia, onde fico repetindo alguns desses bordões. A maioria das pessoas ñ entende. Pior, só quem viveu essa fase, leu ou viu esses desenhos é q compreende o significado e força dos bordões.

    “Ao infinito e além!!” do Buzz Lightyear, do desenho Toy Story.

  5. Marinês disse:

    Muito bom o post!! Também fiquei com saudade dos Thundercats!
    beijo da mamãe

  6. catbella disse:

    Oi gente. Quando eu assistia no Xou da Xuxa Lion falava :”Espada justiçeira ,dê-me a visão além do alcançe”.Pelo menos a tradução era essa.

  7. gabriela disse:

    sensacional, relembrar os bordöes!

  8. Thiago disse:

    Faltou: Geroooooonimo!
    E: Ya-bada-baduuuuu!
    E: mê dê sua força pégasuuuuus!

  9. Não acheii original…•• Ñ era isso q eu procurava… Sem graça pra karambba!!!♥

  10. miih'witlock disse:

    Faltou: Thunder, Thunder, Thunder Cats… Whoaa!

  11. Vinicius disse:

    Muito legal, apesar de ter uns que não conhecia.

    Pra mim faltou:

    “Hakuna Matata!!” – Simba – Rei Leão

    “O que vamos fazer amanhã a noite Cerebro?
    A mesma coisa que fazemos todas as noites Pink, tentar conquistar o mundo!” – O Pink e O Cerebro

  12. Michelle disse:

    Muito boom..pra mim soh faltou : ”Pikachu eu escolho vc!” ou
    “Equipe Rocket decolando de novo” (Pokemon)

  13. welliton disse:

    foi legal sou faltou”foi sen querer queremdo” ou então”ninguem tem paciencia comigo”chaves

  14. ingridh disse:

    Me_desculpe + eu achei uma perda de tempo olhar esse site soh tem bordões de desenhos animados

  15. rivaldo disse:

    so fauta a luiza que ta no canada

  16. esqueceram da famosa fala de darth vader “luck…eu sou seu pai”

  17. Fernanda disse:

    Faltou: “Pelos poderes de Greiskull, eu tenho a força!”

  18. Lucas disse:

    ao infinito e alem!! Buzz

  19. Anônimo disse:

    Ahhh gostei mto, pois consegui reviver um pouco da minha infância, ainda + qnd estou no trab q é um saco, poder sentir essa sensação gostosa d novo é mto bom!!!
    Bem legal…

    **Vc ñ vai com a minha cara?** Kiko

  20. TRaunde disse:

    Todoos mais usados do que cueca kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  21. Jr Verissimo disse:

    KAMEHAMEHÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ!!!!!

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

