The best of the best

Os dez melhores personagens da ficção. Uma pequena lista baseada na minha não tão humilde opinião – bem como no meu não tão vasto conhecimento e na minha não tão confiável memória.

10. Chandler Bing
chandler
O mais irreverente dos Friends. O cara das piadas certas nas horas erradas. O melhor personagem do melhor seriado. Preciso falar mais?

9. Kyle Rayner/Lanterna Verde
kyle.jpg
Praticamente todos os membros da Tropa dos Lanternas Verdes são personagens interessantes, mas Kyle Rayner destaca-se. Pode-se dizer que ele é uma espécie de Peter Parker da DC Comics. Um cara comum – pra quem as coisas sempre dão errado – que ganhou grande poder repentinamente e viu-se carregando o fardo de ser o último Lanterna Verde do universo. Isto é, até ele próprio conseguir restaurar a Tropa. É, ainda, um exemplo de metalinguagem nos quadrinhos: um personagem que é desenhista de HQs.

8. Bruce Wayne/Batman
batman
Um dos grandes ícones da cultura pop. Um homem movido pelo trauma de ter assistido a morte dos pais quando criança. O maior detetive do mundo. Um herói sem poderes, capaz de fazer tanto ou mais do que qualquer ser super-poderoso, utilizando-se apenas da inteligência e das habilidades praticadas à exaustão. O ápice do potencial humano. E um personagem extremamente complexo. Quando bem trabalhado, é capaz de render histórias espetaculares, como O Cavaleiro das Trevas ou Ano Um.

7. Morte
morte.jpg
Morte? Aquela figura sombria e assustadora? Não!? Não. Esta é a Morte de Sandman. Uma dos perpétuos. Irmã de Sonho, Desejo, Delírio, Destino, Destruição e Desespero. Uma garota de visual gótico, sempre alegre e otimista, dona de muita sabedoria. Ironicamente, carrega sempre consigo uma cruz ansata, símbolo egípcio da vida. De coadjuvante na série estrelada por Sonho a estrela de algumas mini-séries de sucesso. Tamanhos são sua originalidade e seu carisma que a Morte tornou-se a personagem mais popular do universo criado por Neil Gaiman.

6. Darth Vader
vader.jpg
O grande vilão da história do cinema moderno. Um personagem mais complexo e mais interessante do que seus antagonistas. O apelo de Vader só cresceu ao conhecermos sua história na nova triologia de Star Wars. Pudemos, dessa forma, acompanhar desde suas origens até a redenção final, passando por momentos de heroísmo e de vilania. Protagonista de uma das cenas mais famosas da história. “Luke, I’m your father”.

5. Ed Mort
ed-mort.jpg
“Mort. Ed Mort. Está na plaqueta.” Luis Fernando Verissimo tem vários personagens interessantes, mas, pra mim, o melhor de todos é Ed Mort. Detetive particular. Duro. Mas sem nunca perder o glamour. Envolvendo-se sempre em casos estapafúrdios e em situações hilárias. Belíssima paródia da ficção hardboiled norte-americana.

4. Super-ultra-mega-lafruta-de-limão-décar-eca-que-nojo
deh
Super-ultra-mega-lafruta-de-limão-décar-eca-que-nojo, vulgo Ctrl+V, é uma personagem co-criada por mim e por Alexandre Haubrich. Ela vive aventuras absolutamente verossímeis, extremamente bem escritas e maravilhosamente inspiradoras. Trata-se de uma personagem deveras carismática, além de muito versátil. Ctrl+V é capaz de vencer tanto invasões de vampiros de outra dimensão quanto ataques de peitos gigantes. Ela é quase uma versão feminina – e miniatura – do Batman. A personagem é baseada em uma pessoa de verdade – que eu não revelarei quem é.

3. Jack Sparrow
sparrow.jpg
Piratas são legais. Mas Jack Sparrow, ou melhor, o Capitão Jack Sparrow não é só “legal”. Ele é único. Não é apenas um pirata. É um pirata e uma piada ambulante. No bom sentido. Sparrow é muito engraçado. O próprio modo como ele se movimenta é engraçado. A maneira como ele fala é engraçada. Seus diálogos estão entre alguns dos melhores dos últimos anos no cinema. E as situações em que ele se mete são as mais esdrúxulas. Mesmo assim, raramente perde a pose. Sempre arrogante. Sempre enigmático. Sempre ambíguo. Sempre presepeiro. Sempre hilário.

2. Seth Cohen
seth.jpg
E por falar em “hilário”… Seth Cohen, de The O.C., tem algumas das melhores tiradas de todos os tempos. O cara que escreve seus diálogos deveria ser canonizado ou algo assim. E Adam Brody faz uma interpretação magistral do personagem. Além disso, por algum motivo, eu me identifico com Seth Cohen. Talvez pelo fato de ele ser nerd, anti-social, gostar muito de quadrinhos e de fazer piadinhas infames. Não fosse o fato de que Cohen fala irritantemente demais, me identificaria ainda mais.

1. Peter Parker/Homem-Aranha
spidey.jpg
Peter Parker. Talvez o personagem de maior sucesso na história da cultura pop. Meu personagem favorito. O típico cara comum. O cara que se esforça, faz o que pode, mas quase sempre se dá mal. Isto é, até ganhar poderes e habilidades proporcionais aos de uma aranha. Aí, sim, as coisas pioram ainda mais. A história de Peter Parker é uma história de tragédias. Mas também é uma história de perseverança. De seguir em frente. De aproveitar as pequenas coisas. E de fazer o que é certo. Poder e responsabilidade. Um cara comum, com grandes poderes e grandes responsabilidades. E com uma vida também. O Homem-Aranha tem que conciliar o combate aos supervilões com os estudos, o namoro, o trabalho. A história de Peter Parker poderia ser a minha. Ou a sua. Caso fôssemos super-heróis. É impossível não se identificar.

Menções honrosas para: James Bond, Homer Simpson, Aragorn, Gandalf, Legolas, Clark Kent/Superman, Oliver Queen/Arqueiro Verde, Wally West/Flash, Matt Murdock/Demolidor, Steve Rogers/Capitão América, Tony Stark/Homem de Ferro, Victor Von Doom/Dr. Destino, Elijah Snow, Rorschach, V, Yakko, Wakko, Dot, Leonardo, Raphael, Michelangelo, Donatello, Sherlock Holmes, Hercules Poirot, Harry Potter, Ford Prefect, Forrest Gump, Ross Geller, Joey Tribbiani, Monica Geller, Phoebe Buffay, Rachel Green, Michael Scofield, Sandy Cohen, Summer Roberts, Luke Skywalker, Obi-Wan Kenobi, Yoda, Malcolm Reynolds, Jayne Cobb, Matthew James.

Terei esquecido de alguém? Muito provavelmente…

Postado por Kauê

Anúncios

15 Responses to The best of the best

  1. clarice esperança disse:

    Minha cunhada me disse que cowabanga é, na verdade, um grito dos surfistas e que só depois foi incorporado como atributo dos personagens das tartarugas ninjas. Alguém sabe se é real?

  2. paulabianchi disse:

    Vamos ver.
    Como assim o Chandler em décimo e o Seth segundo? Houve uma clara inversão de valores… E o melhor seriado é Seinfeld, Friends só até a quarta/quinta temporada. Sem contar qeu por a Super-ultra-mega-lafruta-de-limão-décar-eca-que-nojo, vulgo Ctrl+V apenas em quarto é um dsparate. No mais, era isso.

  3. Kauê disse:

    clarice!
    sim, é real
    ou, pelo menos, é o que diz a wikipedia
    a palavra também aparece em outros produtos da indústria pop, mas foi popularizada mesmo pelas tartarugas ninja
    (e, na verdade, eu escrevei ‘cowabanga’ errado
    o certo é ‘cowabunga’
    nunca vou me perdoar por esse engano)

  4. Débora disse:

    Bom, apesar dos tartarugas serem eskatistas, acho que isso aí mesmo.
    E Kauê, se vc tivesse escrito “cowabunga” nós não teríamos um blog com esse nome agora, pq esse nome já existia.
    Além disso, e por final, concordo indiscutivelmente com a Paula. Não na parte dos seriados, pq eu não via (vejo ou verei) essas coisas (a não ser Prison Break, se for assim que se escreve). Mas, e agira chega de parenteses, na parte sobre a incrível, maravilhosa, perfeita e super-ultra-mega-master-blaster-legal personagem crtl+V. Quarto lugar é muito pouco para quem já salvou a humanidade tantas (2) vezes!
    uehuehu
    =P

    E ah sim! Vc é o Messias dos posts sem dono…
    Muito obrigada, senhor, pela criatividade que vós haveis concedido para nosso amigo Kauê.

  5. Kauê disse:

    “E ah sim! Vc é o Messias dos posts sem dono…
    Muito obrigada, senhor, pela criatividade que vós haveis concedido para nosso amigo Kauê.”

    hehe
    bom…
    deixei de ir pra aula do rudiger por causa desse post
    e, provavelmente, da próxima vez que houver um “post sem dono”, eu não darei cobertura

  6. Clarice disse:

    Kauê
    Obrigada pela informação!
    A lembrança veio da minha cunhada, que é prof de inglês. Parece que tem até uma música dos Beach Boys (aquele grupo dos anos 50/60 que só fazia música para surfista, ou predominantemente, que começa com a palavra em questão sendo gritada). E tem um site que fala de um chefe índio que a usava como bordão num programa de TV ou coisa parecida.
    É o liquidificador cultural americano – eles são baianos e não sabem.

  7. Anônimo disse:

    Vocês sabiam que tá passando Tartarugas Ninjas na Record? Domingos de manhã. Eu não sabia. E He-Man. Eu nem acreditei quando vi.

    PS: o post tá ótimo.
    Mas meu prêmio máximo máximo vai pra Batman. E minha menção honrosa para Ctrl+V. Porque eu não consigo escrever o outro nome.

    Pessoa real? E na vida real, ela tem super-poderes?

  8. Nati Pi disse:

    o post acima é meu

  9. Nati Pi disse:

    aliás, o comentário, corrigindo o cometário acima.

  10. Débora disse:

    Na vida real essa pessoas é só mais uma jornalista envolvida em sua rotina diária. Só pra aumentar a lista, sabe…

  11. Mariane disse:

    Concordo com a Paula, hpa uma clara inversão de valores, sim! E a lembrança de Seinfeld é muito boa também: cadê o Kramer??? Kramer é o melhor!

  12. Thiago Morão disse:

    Gostei muito do post, concordo com grande parte dele. Nós poderíamos ficar aqui citando centenas, milhares, milhões de personagens que ficaram fora dessa seleta lista, como Capitão Boing, Hiro Nakamura, Wolverine, e outros tantos que guardamos em nossas mentes e corações (nossa!).
    Até mais, muito bacana mesmo o blog.

  13. Cris disse:

    Listas sempre dão polêmica… Poderia faltar uma das Tartarugas Ninja nesta lista? Podiamos ter pelo menos o Mestre Splinter!

  14. Minoru disse:

    uahauei
    Não faço a menor ideia de quem seja Ctrl + V (e por isso acho q serei escorraçado daqui! aehuhaeuaei)
    Bom.. Hiro Nakamura foi uma bela referencia q falto mesmo.. e.. sei la.. eu colocaria o Tom Sawyer, q acho um carinha mt legal!! aehuiaheui E o Sr. Miyagi, q dspensa comentarios!
    Como lanterna.. prefiro o Hal Jordan!
    E gostei q a Morte apareceu aqui!! Acho ela uma das “pessoas” mais legais dos quadrinhos!
    XP
    O Spider é o melhor!

  15. rock disse:

    oi eu nao uavklacao sao paulo brasil ayzsyshs ps2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: