A mãe dos sobrinhos

Fiz uma descoberta essa semana e gostaria de compartilhar com vocês.

Pense rápido: quantas vezes você já perguntou quem são os pais de Donald, Huguinho, Zezinho e Luisinho? Eles nunca apareceram! Será que morreram? Por que nunca mais foram atrás deles? Que pais ingratos?

Apesar de toda essa dúvida, a Disney já mostrou uma única vez a identidade da mãe dos três pequenos patinhos. Apareceu numa revista do Pato Donald, em 1940. Quer dizer, ela não aparece. Mas foi publicada uma foto sua.

Na história, Donald recebe a visita dos três sobrinhos (creio que ainda quando eles eram bebês) e um bilhete da irmã gêmea, cujo nome era Della Duck. No Brasil, a personagem ficou conhecida como Dumbela. No desenho, vocês podem ver claramente que é um Donald com peruca loira. Sem tirar nem pôr.

No bilhete, Della explica que não pode cuidar dos filhos, e os deixa para o seu irmão criá-los. Depois disso, a pata nunca mais apareceu. A identidade do seu marido até hoje é um mistério.

Mas e Donald? Bom, seus pais também nunca tiveram suas fotos reveladas. O que se sabe é que sua mãe (Hortense McDuck) é irmã do Tio Patinhas, e o pai (Quackmore Duck) é filho da Vovó Donalda. Aí já se resolve o enigma da pergunta “qual o parentesco da Vovó Donalda com Tio Patinhas?”: a resposta é que eles não possuem parentesco. O nome completo do Pato Donald é Donald Fauntleroy Duck.

A árvore genealógica não pára por aí. Nos dois sites que citarei no final deste post, vocês poderão ver como a Disney conseguiu formar histórias com motivos para que os pais de Tio Patinhas, Donald, Gastão, Peninha, Huguinho, Zezinho e Luisinho nunca aparecessem. Não cito toda a história aqui porque daria muita coisa e muitas complicações (e também porque, em pesquisa revelada, descobrimos que nossos leitores são preguiçosos para lerem o que escrevemos. Então vou botar o link e vocês, ó: se virem!).

Mas fica a pergunta no ar: por que raios a Disney fez tudo isso, e não formou simplesmente uma família com avô, pai, mãe, filhos e netos? A resposta está no fato de que, se a família pato fosse toda estruturada nessa forma, estariam revelando indiretamente que os patos transaram. E isso, para as histórias inocentes da Disney, não era tolerável. Daí o excesso de primos, tios e sobrinhos criados ao redor de Donald (já que o princípio foi ele. Depois criaram toda a família e a cidade de Patópolis, para que o pato mais querido do mundo não ficasse sozinho neste).

O que a Disney simplesmente não revelou (e aí eu deixo esta pergunta pra vocês, que eu vi em um fórum de discussão) é: por que raios os patos comem peru no natal? Isso, por um acaso, não é considerado canibalismo?

Link 1: http://www.burburinho.com/20010820.html
Link 2: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061214211630AA8su8v

That’s All Folks.

Postado por Fred

Anúncios

6 Responses to A mãe dos sobrinhos

  1. Cris disse:

    o cúmulo da cultura inútil =P
    mas olha, me trouxe questões sobre as quais eu nunca tinha pensado. tá q eu nunca fui muito fã dos desenhos da disney. minha infância foi recheada de mauricio de souza e sua turma da mônica. e na tv eu via o pato donald só de vez em quando.
    mas gostei bastante. essa disney hipócrita, viu, vou te contar…

  2. Débora disse:

    Bah!
    Isso explica tb pq o Zé Carioca cuida dos sobrinhos… mas confesso que eu tb nunca tinha refletido muito a respeito. Na real, sempre achei que, a principio pelo menos, eles sempre estivessem “passando uns tempos” na casa do tio. Enfim… e eu que pensava que o Tolkien era maquiavélico, hein?! hehe

    Sobre o peru no natal… não será algo como um tigre comer um gato no jantar?…

  3. Fred disse:

    Dé, creio que nesse caso é diferente.
    O tigre é um animal carnívoro por natureza. O pato não.
    Além disso, nunca vimos em desenhos o Leão da Montanha sentir vontade de devorar o Dom Pixote (deve ser porque este era de cor azul, o que dava uma característica de cão adoentado, mas enfim), o Zé Colméia ter vontade de devorar o seu “Gualda”, o Gato Guerreiro ter vontade de devorar o He-Man…

    Os desenhos são cuidadosos nesse caso. Mas acho que a Disney falhou neste pequeno detalhe.

    Abraço.

  4. Isma Cardoso disse:

    A pergunta que realmente fica pra mim é: se o Pato Donald nunca usa calças, por que diabos ele sempre sai do banho enrolado numa toalha?

  5. Minoru disse:

    aaaaaaaaeaejiojeoiaea
    A questão q o Fred sempre levantou!!
    aehuaei
    finalmente ele conseguiu um lugar de destaque pra ela!!
    eauahuieaheau
    Otimo! Quem diabos são esses pais e… p q o pato donald sai enrolado com uma toalha do banho se ele normal usa apenas uma camisa?

    Otimo, Otimo post!!
    aeuheauihaeuihaeuiea

    Abração a todos!

  6. ROGHERYA CRISTHINA DOS SANTOS disse:

    PRA EU ACHO QUE TODA ESSA GALERA TA ERRADA!A VERSÃO DE TODA ESSA HISTORIA QUEM TERIA QUE CONTAR SÃO AQUELAS PESSOAS QUE FIZERAM O DESENHO,E CONTAR QUAL FOI REALMENTE A HISTORIA CORRETA E QUAL O MOTIVO DE NÃO APARECEREM OS OUTROS PERSONAGENS,SE ELES MOSTRASSEM NÃO ESTARIA TODA ESSA DUVIDA COM VARIAS PESSOAS,FINALMENTE E CLARO QUE NÃO IRÃO REVELAR……

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: