A crítica agregada

Metacritic.comHá alguns dias atrás, eu navegava pela Internet em busca de informações e opiniões a respeito dos seriados que estréiam na televisão norte-americana nesta nova temporada que está se iniciando. Acabei descobrindo um site com uma proposta muito interessante, o Metacritic.com.

O Metacritic é, basicamente, um “agregador” de resenhas e/ou críticas a respeito de produtos da cultura pop em geral. Até aí, nada de tão inovador. Vide a existência de páginas como o famoso Rotten Tomatoes ou do recurso presente em várias resenhas de sites especializados, comumente chamado de Critic Score, que traz as notas atribuídas ao produto por diferentes veículos e por outras páginas da Internet.

No entanto, além de congregar opiniões de críticos e publicações respeitadas sobre filmes, programas de TV, álbuns de música, livros e jogos de vídeo game, o Metacritic conta com um importante diferencial. Seu singular modo de avaliação: o Metascore, um escore de 0 a 100, calculado através da média aritmética ponderada de notas concedidas em diversas resenhas.

Muitos críticos trabalham com notas que vão somente até cinco ou dez, outros utilizam conceitos. O Metacritic converte tudo isso para uma forma percentual. No caso de resenhas que não concedam uma nota, a equipe do site determina um escore baseado na opinião passada pelo texto. Conforme a relevância, o status e a qualidade do trabalho de cada resenhista ou veículo, a nota dada por ele ganha um peso maior ou menor no resultado final. Desse modo, o Metascore pretende chegar a uma espécie de consenso da crítica especializada em relação a determinado produto e poupar o usuário de procurar individualmente pela avaliação de diferentes autores.

Trata-se de uma iniciativa simples e original. Inteligente e bastante útil. Com o Metacritic, ao invés de conhecer a opinião pessoal de um resenhista, o usuário tem a chance de descobrir o que a crítica em geral pensa a respeito do produto. Então, se você confia na crítica especializada, não tem por que não confiar no Metacritic.com.

Postado por Kauê

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: