Fumetti e Bruschettas

Você já leu fumetti? Já comeu uma bruschetta? Não tem idéia de sobre o que estou falando? Pois, então, vamos a algumas explicações.

Fumetti é como são chamadas as histórias em quadrinhos na Itália. A palavra pode ser traduzida literalmente como “fumacinhas”, uma alusão ao formato dos balões de fala e pensamento das HQs. Já a bruschetta é uma receita italiana típica. Consiste em pão tostado, normalmente com azeite, esfregado com alho e coberto por temperos e ingredientes diversos, como, por exemplo, tomate, manjericão e salame.

Em Porto Alegre, um mesmo local alia o sabor da bruschetta às obras de alguns dos maiores nomes dos quadrinhos europeus. É o Gibi Bar Bruschetteria, que tive o prazer de conhecer na noite passada. Prazer ainda maior graças à bebida de graça (um brinde aos cursos de publicitários que promovem festas nas quais jornalistas bebem sem ter que pagar nada por isso!).

Gibi Bar

O Gibi Bar é uma iniciativa pioneira. Trata-se da primeira bruschetteria e do primeiro bar temático de quadrinhos da capital gaúcha. O lugar é todo coberto de referências aos fumetti, que vão desde quadros com desenhos de grandes artistas até páginas inteiras de HQs gravadas diretamente nas paredes. Mesmo as luminárias são temáticas (contando com imagens de Tex). No balcão, há, ainda, um quebra-cabeça com uma ilustração quadrinhística que você pode tentar montar enquanto o funcionário fecha a sua conta. Além disso, o bar tem um acervo de revistas que podem ser lidas pelos clientes enquanto apreciam suas bruschettas.

Gibi Mini Bruschettas

Por falar em bruschettas, o cardápio é uma atração à parte. Até os nomes dos pratos fazem alusão aos quadrinhos. São sanduíches, saladas e bruschettas com nomes de artistas e personagens famosos. Temos, por exemplo, a Bruschetta Valentina e a Bruschetta Ranxerox. O Gibi Bar inova, ainda, trazendo aos seus clientes bruschettas doces (cujos nomes homenageiam os quadrinhistas Gianluigi Bonelli e Sergio Toppi).

Além de um bom lugar para se comer e beber com os amigos, a bruschetteria serve de espaço para eventos culturais, como encontros literários, lançamentos de HQs ou pequenas feiras de moda. Mas talvez o projeto mais interessante apoiado pelo Gibi Bar seja o curiosíssimo Coletivo Etílico de Desenho Traço Todas Lonely Hearts Club Band.

Convite Traço Todas

O Gibi Bar Bruschetteria fica na Rua Bento Figueiredo, nº 72, Bairro Bom Fim, e funciona de terça a sábado a partir das 19h. É uma ótima opção para os amantes de quadrinhos (principalmente para aqueles que gostam de HQs européias) e para os que buscam um ambiente diferenciado, moderno, original e descontraído.

Gibi Bar

Postado por Kauê

Anúncios

7 Responses to Fumetti e Bruschettas

  1. Schossler disse:

    Fazia tempo que eu não ficava com tanta sede, e certamente não foi por causa da comida do Gibi Bar =P

    um viva para as festas publicitárias com bebida grátis \o/

    (é, cada vez mais tenho certeza que encontrei o meu lugar)

    e eu carreguei o Kauê na garupa por uns 3 metros! (e eu tava podre de bêbada, mas não caímos!)

    \o/

  2. Kauê disse:

    (acho que nunca tive tanto medo em toda a minha vida)

  3. Fred disse:

    A Schossa ainda tá sob efeito alcoólico?

  4. Fred disse:

    Esqueci: belo post, Kauê. O Bruschetteria Bar é um bom lugar para ir. Recomendo também.

  5. natusch disse:

    Eu brindo junto!!
    Vida longa às festas onde os publicitários pagam cerveja de graça para jornalistas penetras! E onde velhos sucessos regravados pelo Engenheiros do Hawaii são relembrados sem um pingo de remorso! \o/

  6. natusch disse:

    E “Schossa” fui eu quem inventei. Quero os royalties! =P

  7. larih10 disse:

    Ameeei essa parede forrada com gibis.. Vou fazer uma dessa!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: