O esvaziamento da Sessão da Tarde

Todos os dias, de segunda a sexta, cerca de 13 milhões de pessoas ligam a TV na Globo, prontas para presenciar as mais diversas confusões e ver uma gurizada esperta se meter em grandes aventuras, o que equivale a uma média de 20 pontos de audiência, pertinho pertinho do Ibope da novela das 6. Lembra alguma coisa?

Sim caros leitores, esse é mais um post sobre a excelentíssima, lembradíssima e antiquíssima (existe desde 1975) Sessão da Tarde. Antes que alguém me acuse de obssessiva, faço desde já um meia culpa e prometo que este será o último post de rememoração de tardes com filmes censura livre que os senhores irão ler da minha parte em um bom tempo.

Amigos conversando, naquele ponto em que qualquer meio assunto já serve para duas horas de colóquio alguém solta: “ah, a sessão da tarde já não é mais o quer era antigamente”. Alguém concorda, outros não, alguns apenas suspiram por lembrar do tempo em quer podiam se dar ao luxo de sentar no sofá à tarde e ver TV descompromissadamente e sem culpa.

Fato é que a Sessão da Tarde mudou mesmo.

Conforme fontes de altíssima confiabilidade (leia-se Wikipédia) boa parte dos clássicos do horário foi cortada devido à nova classificação indicativa de obras audiovisuais em vigor. Hmn, então o amigo filosofo do começo do post tinha razão? Tinha. Hoje em dia, entre Vale a Pena ver de Novo e Malhação só entram filmes com classificação ER (Especialmente Recomendado a crianças e adolescentes), livre e 10 anos (referente a produções que contêm cenas inadequadas para menores dessa idade, mas que podem ser exibidas em qualquer horário). Os outros filmes (até mesmo os 12 anos) são relegados as madrugas, tendo lugar apenas nos Intercines e Corujões da vida. Somando-se a isso há também os contratos que não são renovados – muitas produções são apenas “alugadas” – e acabam na grade de outras emissoras.

Eis alguns deles: A série Indiana Jones; Mulher Nota 1000 (atualmente na Rede Record); A série Robocop (alguns da série estão atualmente na Rede Record); Os Goonies; A série Braddock; A série Esqueceram de mim (atualmente na Rede Record) A série Superman (o 1º filme da saga está atualmente no SBT); Footloose – Ritmo Louco (atualmente no SBT); Flashdance – Em Ritmo de Embalo; A série Rambo (alguns da série estão atualmente na Band); Quem é Essa Garota?, com Madonna; A Força do Destino, com Richard Gere; A série Rocky; O Resgate de Jéssica, com Beau Bridges.

Se por acaso você sentiu falta de alguma reprise clássica na lista de filmes-não-mais-reprisados não se acanhe. Como diria a Srta Gastal há uns três anos atrás, aperta o dedo no teclado e chora, a caixinha de comentários está aí para isso mesmo.

Postado por Paula

Anúncios

4 Responses to O esvaziamento da Sessão da Tarde

  1. Michel disse:

    Muito pervertido que era o superomem… =P
    (escrito tipo o “Superomão” do Maurício de Souza)

    Mas alguns clássicos eram meio XXX mesmo, incluindo um dos meus favoritos, “Loverboy – Garoto de Programa” (aquele do entregador de pizza magrelo que fazia strip)

    Mas “Loucademia de Polícia”, “Os Deuses Devem Estar Loucos” , “Cegos, Surdos e Loucos” (muito bom) e “Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu!” (genial) nunca mais passaram de tarde (alguns realmente passam de madrugada, pra EU poder ver), e deve ser pelo motivo que a wikipedia disse mesmo.

    PS: “Quem é Essa Garota?” não passa mais, mas o filme sobre a vida da madonna passa no intercine, com todas as suas cenas tórridas e ritmo chato pra cacete. É o sinal dos tempos.

  2. Frau Bersch disse:

    tche, como voces sabem que filmes passam de tarde na tv?
    me enquadro na categoria dos que “apenas suspiram por lembrar do tempo em quer podiam se dar ao luxo de sentar no sofá à tarde e ver TV descompromissadamente e sem culpa.”

    *suspiro profundo*

  3. natusch disse:

    “Indiana Jones” inadequado para menores de 12 anos?????…

    É o fim da televisão. Depois dessa, podem desligar as câmeras, desconectarem os satélites, desativarem os estúdios e o último a sair que apague a luz.

  4. catbella disse:

    O nome disso é “DEMAGOGIA”! Se esses censores acham que as mães de hoje em dia não permitem que uma criança assista a novela das 8 ,provavelmente moram em outro planeta!Tenho 33 anos e na minha infância e adolescência eramos muito mais inocentes que uma criança hoje.As séries e filmes que assistimos é “fichinha” perto do que elas vêem na tv,internet e outros meios de comunicação.Se eles liberassem os filmes dessa época,com certeza iam levar um pouco mais de magia e imaginação para essa geração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: