LittleBigReligiousProblems

LittleBigPlanet é o próximo e aguardadíssimo (pequeno) grande lançamento da Sony para o Playstation 3. Trata-se de um jogo de plataforma 2D (a la Mario ou Sonic) com belos gráficos em 3D, fases malucas e criativas e um alto nível de customização e interação raramente visto no mundo dos games. Além da campanha principal, os jogadores podem cooperar no modo online ou no mesmo console e – o fator que mais vem chamando a atenção – inventar e compartilhar na rede suas próprias fases com uma ferramente de criação que impõe poucos limites à criatividade do usuário. Para um trailer, clique aqui.

O jogo vem gerando muito hype, aparentemente justificado, já que os principais críticos têm elogiado muito e dado ótimas avaliações à versão final de LBP. O único pequeno (grande) problema é que seu lançamento foi adiado do dia 21 para 27 de outubro, nos EUA (em outros países, o atraso pode ser ainda maior). Esse adiamento deve corresponder a um prejuízo financeiro considerável para a Sony, além de constituir uma situação embaraçosa para a companhia.

O motivo do atraso? Religião. Aparantemente, durante o período de testes beta, alguém percebeu que em uma das músicas da trilha sonora eram citados trechos do Alcorão. A Sony – que já teve problemas com a Igreja Anglicana por incluir a Catedral de Manchester no jogo Resistance: Fall of Man – decidiu, então, retirar a canção da versão final do jogo e, por isso, terá de postergar sua distribuição. Pelo jeito, os muçulmanos consideram ofensivo o uso de seu livro sagrado misturado a manifestações da cultura pop, como músicas e video games.

O comunicado oficial da Sony:

“Durante o processo de revisão anterior ao lançamento de LittleBigPlanet, foi trazido a nossa atenção que uma das músicas de fundo licenciadas por uma gravadora para uso no jogo contém duas expressões que podem ser encontradas no Alcorão. Nós tomamos ação imediata para retificar isso e pedimos nossas sinceras desculpas por qualquer ofensa que isso possa ter causado”.

Para quem tem curiosidade de saber mais a respeito da tal música, aqui vai um link do YouTube onde você pode ouvi-la. O nome da canção é Tapha Niang, seu autor, o malês vencedor do Emmy, Toumani Diabaté. O curioso é que Diabaté é tido como muçulmano fervoroso e, até onde se tem notícia, nunca foi criticado – muito menos atacado por terroristas islâmicos (que fique bem claro que isso foi uma piada, afinal o COWABANGA! também não quer causar nenhuma ofensa à comunidade islâmica) – por usar partes do Corão em sua obra.

Toumani Diabaté toca a kora, instrumento que lembra uma harpa, tipico da África Ocidental

Toumani Diabaté toca a kora, instrumento que lembra uma harpa, típico da África Ocidental

A seguir, os trechos da música retirados do Alcorão:

1) “كل نفس ذائقة الموت” (“kollo nafsin tha’iqatol mawt”, algo parecido com: “Toda alma deve sentir o gosto da morte”).
2) “كل من عليها فان” (“kollo man alaiha fan”, algo como: “Tudo que está na terra perecerá”).

Por algum motivo, a letra da música não me parece combinar muito com a atmosfera de “fofura” pretendida por LittleBigPlanet

De qualquer forma, considerando a quantidade de incomodação – e de possíveis ameaças terroristas – da qual a Sony está se livrando, bem como ao fato da letra da música retirada aparentemente não harmonizar tanto com o clima do jogo, no fim das contas, talvez o prejuízo não venha a ser tão grande. Decisão acertada dos caras.

P.S.: Por falar em ataques terroristas, algum idiota por aí resolveu “reencenar” os ataques de 11 de setembro utilizando-se das ferramentas de criação da versão beta de LBP. Assista… Se tiver estômago…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: