Mestre de todos os sortilégios!

Não sei bem quando as coisas começam a se tornar cultura pop. Talvez seja um processo longo e vagaroso de assimilação em massa. Mas algumas “atrações” são rápidas e meteóricas, também. Um exemplo disso pode ser a Lady Gaga, eu acho. Quer dizer, quem há um ano sabia da existência daquela pessoa anêmica, de peruca e roupas estranhas? Enfim… o fato é que provavelmente a passagem seja marcada pela aparição na TV. Ao menos é assim que muita gente descobre a mesma coisa ao mesmo tempo. Quando você liga a telinha, a probabilidade de milhares de brasileiros estarem vendo justamente a mesma coisa que você é altíssima. E isso não é nenhuma novidade. E por mais que ele seja o eterno príncipe negro das noites de domingo, o mestre de todos os sortilégios, foi assim que também aconteceu com Leonard Montano. Éééé Mister M…! Este homem hipnotizou os telespectadores do Fantástico ainda no final do último milênio. Com sua horrenda mascarazinha preta, trouxe a público o que todos sempre quiseram saber: os truques dos ilusionistas. Mas peraí, poder paranormal não existe? A mulher não é cerrada? A carta não passa para o outro lado do vidro? E droga! Não é possível transformar papel comum em dinheiro? Em 1999, o Brasil todo descobriu que a resposta para todas estas perguntas é: Não! Se você acreditava, você é um estúpido! (crianças, é mentira, estou usando de frases de efeito para convencer a fraca mente dos adultos. Qualquer dúvida, é só falar com o Papai Noel que ele confirma tudo). Agora ok, eu sei que você não acreditava em nada daquilo. Nem eu. Mas a curiosidade matou um gato. E o Mister M fez o maior sucesso sacaneando os demais ilusionistas do mundo. Isso há mais de uma década. Mas a alegria durou pouco, os truques se esgotaram e o americano de Los Angeles foi-se embora da rede de televisão provavelmente mais assistida do Brasil. Mas rá! Quem é vivo sempre aparece! E eu fui descobrir somente neste final de semana que o mestre de todos os sortilégios aparece desde 2007 no programa Tudo é Possível, da Ana Hickman, na Record (apesar de a tentação por criar mais um post com comentários eternos, não tecerei minhas opiniões sobre as belas da RedeTV. Mesmo pq, também, ela não é da RedeTV). A diferença agora é que se você acertar como é que o cara vai resolver a mágica, você ganha um MP3. Claro, não é tão simples… você tem que ignorar seu senso de ridículo e estar ao vivo na platéia do programa. Isso sim é cultura pop! COWABANGA! Mas eu escrevi até aqui 434 palavras só pra dizer o seguinte: Mister M é o cara! Anos e anos depois, mesmo já tendo visto a resolução de uma incrível variedade de truques, eu assisti aquele quadro até o final! E, sinceramente, fiquei decepcionada quando descobri que só ia saber como a lança atravessa a assistente sem machucá-la na semana que vem (se bem que eu tenho um palpite: é um dispositivo retrátil no cinto dela. Pode escrever). Enfim, talvez a fronteira seja justamente esta. Talvez algo entre para o imenso balaio da cultura pop quando a audiência passa a ignorar o seu superego crítico e consome o produto sem refletir sobre sua real qualidade. Mas confessa, vai… todos ficaram mortos de curiosidade pra ver a cara do Mister M aquela vez no Fantástico… Grande príncipe negro das noites de domingo!

2 respostas para Mestre de todos os sortilégios!

  1. natusch disse:

    Nunca fui com a cara do Mr.M, para ser sincero. Teve muito mágico por aí, carinha que vivia dos velhos truques, ficando sem emprego graças ao cara – que, diga-se, rompeu um código profissional para fazer sucesso. Mas enfim, gostando dele ou não, convenhamos que Cid Moreira dizendo “você é danado mesmo, hein, Mr. M?” faz falta… =P

  2. Paula disse:

    Eu curtia o mister M e na época ficava realmente intrigada com os truques. Lembro bem daquele em que a mulher era cortada a meio. Mas agora que o Igor falou, que ister M que nada. Cid Moreira! O cara apresentou o JN por qts anos? E com ou sem calça?

Deixe um comentário

