Aglomeração, calor e xixi pelas ruas

Me chamem de mau-humorada, mas alguns fenômenos da cultura pop são esquisitos, não são? Um deles, sem dúvida, é o Carnaval. Ok, eu não vou diminuir os méritos da festa. Dizem por aí que o Carnaval nasceu como um ato de transgressão, de libertação antes da quaresma – período em que os cristãos deveriam esquecer festas, bebidas e carnes (em qualquer concepção do termo). Até aí, ótimo. Me parece que a festa ainda segue o objetivo inicial. Mesmo que a quaresma já nem seja mais respeitada… Além disso, adquiriu o status de festa – e símbolo – nacional. Uma espécie de futebol em forma de folia. Mais uma forma de vender o Brasil para o mundo.

Acho que o Carnaval pode ser realmente saudável. Em cidades menores, parece realmente legal dançar ao som de marchinhas, confraternizar com pequenos blocos de Carnaval de rua, ver homens vestidos de mulher, etc.

Mas, o que realmente leva pessoas a se aglomerarem em ruas lotadas de gente, ao som de músicas com letras no mínimo estranhas, e pularem e dançarem sem parar? Quer dizer, nada disso seria esquisito se as pessoas de fato tivessem espaço para se mexerem… e se outras pessoas não fizessem xixi nestas mesmas ruas, e se não estivesse um calor do cão. Vi ontem imagens do Carnaval em Olinda e me impressionei. Como disse um jornalista em uma rádio “por aqui contam sempre a história de um homem que morreu durante a folia, mas só conseguiu cair no chão quando o Carnaval acabou”. Hilário, mas próximo da realidade.

E tudo fica mais estranho com a presença daqueles bonecos gigantes. Folclore a parte – acho que toda manifestação cultural tem seu mérito, por mais bizonha que seja – aquelas figuras são com certeza meio atordoantes, não são?

Mas acho que nada bate os trios elétricos de Salvador, que tem o mesmo estilo de empilhamento de pessoas pelas ruas. Afinal, “Sou o lobo mau, sou o lobo au, au… vou te comer, vou te comer, vou te comer”…

Bem, por hoje é só… quem sabe amanhã um post sobre o Carnaval carioca. Isso depois que eu ver na TV a reprise compacta dos melhores momentos da primeira noite de desfiles na Marquês do Sapucaí. O.o

Deixe um comentário

